Supercomputer Summit convida para um tour virtual

Summit, o segundo supercomputador mais poderoso do mundo, agora pode ser visto em um tour virtual na plataforma Matterport 3D.

Durante a jornada virtual, você pode “andar” em torno de um supercomputador enorme no data center do Oak Ridge National Laboratory (ORNL) no Tennessee, EUA.

Embora este supercomputador Top500 tenha sido recentemente derrubado pelo novo sistema Fugaku da RIKEN, o poder de processamento da Summit (148,6 PFlops) ainda o classifica em segundo lugar no mundo e primeiro nos Estados Unidos. Esse poder é fornecido por 4662 servidores IBM AC922 equipados com processadores IBM POWER9 e aceleradores baseados em NVIDIA Volta. A Summit conduziu recentemente uma simulação importante para encontrar uma cura para o vírus Covid-19 (SARS-CoV-2).

Summit não é o primeiro supercomputador disponível para tour virtual, nos últimos meses projetos semelhantes foram implementados por Hawk no High Performance Computing Center da Universidade de Stuttgart (HLRS) e MareNostrum no Barcelona Supercomputing Center (BSC). Alguns centros de supercomputadores, como o BSC, oferecem tours físicos, mas devido ao Covid-19, muitos desses tours foram cancelados. A Summit, por outro lado, nunca esteve regularmente disponível para os visitantes, o que torna este passeio ainda mais raro.

Até agora, todos os três tours virtuais foram realizados na plataforma Matterport. Durante o passeio, os usuários podem navegar por corredores e gabinetes de servidores, com controles semelhantes ao Google Street View. É possível interagir com diversos objetos do datacenter, por exemplo, é possível obter informações sobre o sistema de arquivos Oak Ridge, conhecer as vitórias na classificação ORNL Top500, visualizar certificados e muito mais.

Os usuários que procuram uma experiência ainda mais envolvente podem usar a experiência de RV integrada (com o fone de ouvido apropriado).

Você pode fazer um tour virtual usando este link usando apenas um navegador, o registro e quaisquer dispositivos adicionais não são necessários.

Fonte | Avalanche Notícias (Brasil)

Pedido de Contacto.

HIGIENIZAÇÃO

Na chegada ao local, serão desinfetadas as mãos, antes de iniciar a realização do trabalho.

PROTEÇÃO

Serão usadas luvas de proteção durante o período de recolha das imagens

PROTEÇÃO

Usamos máscaras de proteção para garantir maior segurança durante o trabalho.

DISTÂNCIAMENTO

Praticamos o distânciamento social recomendado pela Organização Mundoial de Saúde.

ARRUMAÇÃO

Não tocamos em qualquer objeto existente no imóvel. Caso seja necessário, será o proprietário a fazê-lo.