Google Arts disponibiliza visitação gratuita ao Museu Nacional, através de realidade virtual

É possível fazer um tour guiado pelas instalações, antes do incêndio em 2018

A visita ao Museu Nacional de História Natural é propiciada de forma gratuita pelo site do serviço de cultura do Google: o “Arts and Culture”. O tour é feito com a utilização da tecnologia street view, onde o usuário pode contemplar como era todo o acervo, antes do incêndio no prédio.

Além do Museu Nacional, a ferramenta reúne mais de 4,5 mil museus e galerias espalhadas pelo mundo e o visitante pode, ainda, apreciar obras de arte de mais de 12 mil artistas, em alta definição.

Prestes a completar dois anos, o incêndio que destruiu o Museu Nacional em setembro de 2018 deixou uma triste e irreparável marca na história natural brasileira. Em pouco mais de seis horas, o fogo consumiu cerca de 90% de seu acervo, de mais de 20 milhões de itens.

Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que desde o ano desse acidente é possível fazer um tour guiado por suas instalações, quando ainda estavam intactas.

No passeio virtual, que leva cerca de 10 minutos, o visitante é guiado pelos principais objetos do conjunto do museu, acompanhado por imagens interativas e áudios que descrevem cada peça.

Alguns dos grandes destaques da coleção apresentados ao espectador são o crânio de Luzia, o esqueleto humano mais antigo encontrado na América do Sul, o Meteorito Bendegó e uma réplica de um Titanossauro descoberto em Minas Gerais.

Ao fim desse passeio, o visitante pode enriquecer ainda mais seu repertório cultural viajando por diversos outros museus internacionais, como o museu da Fine Arte, nos EUA, ou ainda por casarões históricos, como o Palácio de Versalhes na França.

Fonte | Meon (Brasil)

Pedido de Contacto.

HIGIENIZAÇÃO

Na chegada ao local, serão desinfetadas as mãos, antes de iniciar a realização do trabalho.

PROTEÇÃO

Serão usadas luvas de proteção durante o período de recolha das imagens

PROTEÇÃO

Usamos máscaras de proteção para garantir maior segurança durante o trabalho.

DISTÂNCIAMENTO

Praticamos o distânciamento social recomendado pela Organização Mundoial de Saúde.

ARRUMAÇÃO

Não tocamos em qualquer objeto existente no imóvel. Caso seja necessário, será o proprietário a fazê-lo.